É notório que a drenagem linfática é uma das técnicas manuais mais procuradas em centros e clínicas de estética. Entretanto há algumas inverdades disseminadas sobre a técnica,e vale aqui desmistificar algumas delas. Inúmeras pessoas procuram a drenagem linfática manual(DLM) com o objetivo de emagrecer ou amenizar a gordura localizada. Apesar dos seus diversos benefícios, a diminuição da adiposidade não está entre eles.
O que ocorre, na realidade, é uma possível redução da perimetria corporal em algumas regiões.Principalmente se esta região estiver demasiadamente edemaciada. Isto pode levar a uma associação errônea por parte do cliente, onde correlaciona a redução da circunferência local a uma perda de medida inerente à lipólise. Na DLM ocorre uma mobilização do líquido intersticial, possibilitando um escoamento do excesso deste fluido(linfa) que ao percorrer todo sistema de capilares e vasos linfáticos desembocam no sistema venoso. Logo, não há alguma relação com o tecido adiposo. Impossível a drenagem promover a lipólise uma vez que estamos estimulando o sistema linfático e não a tela subcutânea.A DLM é principalmente efetiva em quadros de retenção hídrica e jamais em quadros de adiposidade localizada. Ela pode ser utilizada como coadjuvante em protocolos corporais de gordura localizada, mas deixando bem claro, que não é a drenagem que vai promover a lipólise, e sim o tratamento escolhido para este fim.
Outra questão que eu gostaria muito de salientar é sobre dois dos componentes básicos da drenagem linfática:pressão e ritmo. Ouço comentários nada alentadores, de pessoas que se submeteram a sessões de “drenagem linfática” com pseudo profissionais e relatam que saíram de lá “toda roxa” ou com dores locais. Eu,Cristiane Rocha,alerto mesmo e digo para FUGIREM o mais rápido possível destes locais. Drenagem linfática manual é realizada com movimento rítmico, constante, lento e sem exercer muita pressão,que deve ser leve a moderada. Logo, se estamos falando de vasos linfáticos superficiais, não há porque o cliente sentir dor por movimentos bruscos e muito menos ocorrer hematomas ou equimoses. Sei que assim como eu, muitas colegas esteticistas ao ouvirem isto, sentem um misto de consternação e perplexidade. Quero assim, alertar aos clientes que apenas certificado de curso livre não habilita ninguém a realizar drenagem linfática. As técnicas e tecnólogas em Estética,além da prática, tem todo um embasamento teórico e científico ,pois estudaram anatomia e fisiologia do sistema linfático,sendo assim profissionais competentes para tal prática. Em suma, A DLM realizada de maneira correta, é uma técnica benéfica, eficaz e que produz resultados satisfatórios.
Fonte: Site Bem Estética
Nenhum comentário:
Postar um comentário