Quem sou eu

Minha foto
Eu sou, Cristina Aparecida Cara (Cris Luz Do Sol) Terapeuta naturopata e Esteticista com formação no Senac, tenho por objetivo o tratamento da mente, corpo e alma e também proporcionar a você momentos de relaxamento, beleza e bem estar. Visualize abaixo os tipos de tratamentos, escolha o que mais lhe agradar e agende seu horário! Entre em contato: WhatsApp (11) 97426-3770

domingo, 24 de novembro de 2013

Benefícios dos alimentos orgânicos

Veja quais alimentos podem ser encontrados na versão orgânica e como tornar a alimentação mais saudável


Os alimentos orgânicos são aqueles que estão livres de agrotóxicos, antibióticos e hormônios. De acordo com a nutróloga Liliane Oppermann (SP), as opções que contêm estas substâncias, em excesso, podem ser prejudiciais à saúde de quem os consome.

"Além disso, o cultivo dosorgânicos preserva o sabor original do alimento, que é mantido devido à ausência deprodutos químicos", afirma Paula Cabral, nutróloga da Clínica Hagla (RJ).

De acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os agrotóxicos encontrados nos alimentos inorgânicos podem causar a deterioração dos recursos naturais (solo, água, flora), além de poderem provocar intoxicação alimentar. Isso ocorre quando as substâncias são inseridas em excesso nos alimentos.

Lilane explica que osalimentos orgânicos têm os mesmos valores nutricionais encontrados nas opções de cultivo inorgânico. Entretanto, uma característica dos alimentos orgânicos, nada agradável para o bolso, é o preço elevado. Liliane afirma que os valoressão altos, pois as técnicas de produção também são maiscaras. De acordo com Paula, os custos ficam maiores ainda, já que os alimentos são cultivados em menor escala.De acordo com dados daAgência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os agrotóxicos encontrados nos alimentos inorgânicospodem causar a deterioraçãodos recursos naturais (solo, água, flora), além de poderem provocar intoxicaçãoalimentar. Isso ocorre quando as substâncias são inseridas em excesso nos alimentos.

Alimentos convencionais mais contaminados por agrotóxicos

Liliane conta que em uma pesquisa recente da ANVISA, dentre os alimentos que carregam quantidades excessivas dos defensivos agrícolas (agrotóxicos, entre outras substâncias) estão: pimentão (91,8%), morango (63,4%),pepino (7,4%), alface (54,2 %) e cenoura (49,6%).

Existe uma alimentação 100% orgânica?

Sim. Os alimentos orgânicos estão por toda a parte: frutas, legumes, verduras, hortaliças,carnes, ovos, chás, açúcar, sucos, mel, geleias, feijão, cereais, laticínios, doces e até café. Ambas as especialistas recomendam a inclusão das porções orgânicas no cardápio. Para se certificar de que o alimento consumido é orgânico, verifique na embalagem se o produto tem o selo de certificado do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg). “Os alimentos certificados no Brasil são de pequenos agricultores familiares. O Instituto Biodinâmico (IBC), por exemplo, é um certificador brasileiro reconhecido internacionalmente”, aponta Paula.

Fonte: Revista Corpo a Corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário