Shantala: Um Toque de Amor
O nascimento de um bebê é um ensinamento pleno e revela-se como um momento mágico, que faz aflorar profundos sentimentos e emoções que tornam o dia-a-dia do casal abençoado e pleno.
A vinda de um novo bebê gera transformações significativas nas relações da família, que advêm da funcionalidade e do forte vínculo no relacionamento pais-bebê. Essa consciência tão amorosa nasce da interação e da comunicação mais primitiva e da forma mais profunda e afetiva que é o toque inicial, através dos cuidados básicos como a troca de fralda e o banho e, especialmente, o colo terno, aconchegante e tão necessário! A amamentação proporciona um aprimoramento desse contato físico, mas o toque é vital para o desenvolvimento emocional do bebê, pois contém o néctar do ensinamento.
Quando você pega, embala, enrosca, massageia, protege, acaricia e toca o bebê, você o está alimentando e abrindo o caminho do coração que o levará a desenvolver laços de intenso amor e concretização de uma obra-prima, num processo natural e pleno de florescimento, na conquista de uma harmonia, equilíbrio e desenvolvimento físico, emocional e intelectual. O bebê sorve a alegria dessa magia de comunicação que é o toque. Estar em harmonia significa, para o bebê, estar bem e adaptado com os pais, consigo mesmo e com o Universo, sentindo-se disposto, sadio e feliz. Ser pai ou ser mãe é cuidar dos desejos do bebê e deslumbrar-se com as maravilhas na jornada da existência, na realização da vocação da maternidade e paternidade.
Um recurso para o toque é a massagem em bebês. Segundo o médico Fréderick Leboyer, que trouxe os ensinamentos da massagem denominada Shantala para o ocidente, esta é uma arte tão antiga quanto profunda.
Shantala é uma arte milenar passada de geração em geração. Ela é muito mais do que uma técnica: é uma arte de transmitir amor através das mãos, através do toque. A massagem traz benefícios ao desenvolvimento físico e psicológico, e atua nas disfunções orgânicas tais como cólicas, prisão de ventre, gases, problemas respiratórios, assim como ativa a circulação sangüínea, auxiliando o desenvolvimento psicomotor.
O toque como massagem engrandece e fortalece o amor. O bebê é um espelho e devolve a você sua imagem de liberdade ou de tensões. As mãos delicadas que tocam são sábias de ensinamentos. As mãos hábeis transformam-se em dança nas costas, no peito, nos braços do bebê. As mãos sensíveis são poderosas e você sente quando embalada no toque, quando encantada e inspirada no profundo poder desse momento mágico e único.
O bebê adora estar com o pai ou com a mãe, e o contato íntimo da massagem intensifica esse sentimento em que ele reconhecerá isso como mais um caminho de amor.
Permita-se momentos diários de contato pleno com o seu bebê. Construa uma atmosfera relaxante experienciando um ser que se dá autentico. Reconheça o melhor momento de estar ali com o bebê, tranqüilo e inteiro, c que transcende a todo o Universo e transmita alimento com os olhos, com as palavras, com as mãos, com o seu ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário