Descubra o motivo que faz as mulheres serem viciadas em chocolate e, se esse for o seu caso, veja a cura!
Mulheres estão mais propensas a comer mais chocolates do
que homens, e a culpa é da TPM
Já parou para pensar por que as mulheres necessitam tanto do chocolate?
A culpa é da TPM! As alterações hormonais do ciclo menstrual oscilam o humor feminino, aumentando as sensações de depressão e ansiedade. “O consumo de chocolate aciona áreas do cérebro responsáveis por elevar a endorfina, hormônio responsável pelo prazer”, conta Cynthia Boscovich, psicóloga e psicanalista (SP).
Assim, a delícia é capaz de aumentar a sensação de prazer,bem-estar e ainda... Viciar! “Justamente pelo chocolate liberar a produção do neurotransmissor é que é possível viciar em chocolate. A serotonina estimula o cérebro e assim, pode causar aquela sensação de ‘quero mais’”, afirma.
Por isso, atenção! De acordo com Ingrid Bigotto, nutricionista da clinica Oligo Flora (SP), o ideal é ingerir até 25 g de chocolate amargo, ou meio amargo, por dia. E nada de exageros, pois o chocolate é extremamente calórico.
Benefícios do chocolate
Cada 100 g de chocolate contêm 600 mg de feniletilamina (PEA), um estimulante parecido a dopamina e a epinefrina, substâncias naturalmente produzidas pelo organismo que também são responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.
“Além disso, o cacau (principal componente do chocolate) contém flavonoides, grupos metabólicos que podem melhorar a saúde cardiovascular, incluindo a redução de danos ao endotélio vascular (controle do fluxo sanguíneo) promovidos pela oxidação do colesterol LDL, assim como a redução da tendência à agregação plaquetária”, informa a nutricionista.
E para as chocólatras de plantão, uma boa notícia: chocolate ajuda a emagrecer. Um estudo realizado em março de 2012, na Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, entrevistou 1.081 pessoas de 20 a 85 anos analisando a ingestão de calorias e o Índice de Massa Corporal (IMC) de cada voluntário. Ao longo do estudo, pode-se se destacar que o doce favorece a pressão sanguínea e nível do colesterol, além de diminuir os valores do IMC.
O chocolate também pode ser bom para a pele. “O alimento é fonte de energia, vitaminas, minerais (magnésio, cobre, potássio e manganês), é protetor contra ação de radicais livres e contém substâncias antioxidantes. O cacau presente no doce possui teobromina uma substância parecida com a cafeína, estimulante do sistema nervoso central”, explica Ingrid.
Fonte: Revista Corpo a Corpo
Nenhum comentário:
Postar um comentário