Pontos de acupuntura na orelha
Existem vários tipos de acupuntura, todos com origem em diferentes partes do mundo. Nos EUA, os terapeutas costumam utilizar o tipo de acupuntura baseado na Medicina Chinesa Tradicional, que restaura o fluxo natural de energia por meio do estímulo de pontos de pressão pelo corpo, os quais correspondem a vários sistemas e órgãos.
A acupuntura japonesa é um pouco mais sutil do que a versão chinesa, utilizando agulhas mais finas e curtas, que quase não perfuram a pele. A acupuntura japonesa se divide em duas formas: raiz e local. A acupuntura de raiz cuida do desequilíbrio total de energia no corpo, enquanto a acupuntura local trata de sintomas específicos.
A acupuntura dos cinco elementos é uma antiga técnica chinesa utilizada para tratar tanto de problemas do corpo como da mente. Baseia-se na idéia de que a saúde, assim como tudo o mais no universo, é regida pelos cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal. A restauração do equilíbrio desses elementos no corpo, diz a teoria, irá trazer boa saúde.
A acupuntura auricular foi desenvolvida na França e tem todos os pontos de acupuntura concentrados na orelha. Existem duzentos pontos nas orelhas e cada um é conectado a uma ou várias áreas do corpo. Quando um ponto é estimulado, ele cria impulsos elétricos que fluem, através do cérebro, até uma parte específica do corpo. Por exemplo, se o ponto da orelha relacionado ao joelho for estimulado, ele irá localizar alguma dor ou sintomas no joelho. Acredita-se que a acupuntura auricular seja tão eficaz quanto a acupuntura feita no corpo todo, pois considera-se que o estímulo da orelha afete o chi que flui através do corpo.
A acupuntura manual coreana é semelhante à acupuntura auricular, com exceção de que o ponto central é a mão, e não a orelha. Pontos nos meridianos da mão, quando estimulados, correspondem a várias partes do corpo.
Fonte: por Stephanie Watson - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário