Democrática, a acne ataca homens e mulheres indiscriminadamente. Nem mesmo os grandes ídolos estão livres das espinhas e cravos que infernizam o dia a dia dos mortais comuns. Neymar que o diga: o craque está fazendo um tratamento para “trocar de pele” e acabar com o problema. Mas são as mulheres as vítimas preferidas da acne adulta, que costumam aparecer depois dos 25 anos, provocada principalmente por alterações hormonais e agravada por má alimentação, estresse, tabagismo, cafeína, utilização de determinados medicamentos (cortisona e antidepressivos, entre eles), uso inadequado de cosméticos e até mesmo por excesso de vitaminas ou exposição ao sol.
Também pode ser um problema genético. “Já foi demonstrado por estudos que o risco de alguém que possui um parente de primeiro grau com acne na idade adulta desenvolver o mesmo quadro é até três vezes maior do que na população em geral. Além disso, a tendência a ter pele oleosa também é genética, e quem tem pele oleosa tem muito mais chance de ter acne em qualquer faixa etária”, diz a dermatologista Valéria Campos, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Ela alerta também para a “acne cosmética”, provocada pelo uso incorreto de produtos hidratantes, excesso de maquiagem, filtro solar inadequado e cremes oleosos nos cabelos.
Mas são as alterações hormonais as grandes vilãs. “A acne adulta está muito envolvida com alterações hormonais nas mulheres, que passam a produzir uma quantidade maior de hormônios masculinos. Em casos mais leves, os exames laboratoriais não se mostram alterados. Em casos mais importantes, há alterações que podem estar associadas à Síndrome dos Ovários Policísticos. Nesse caso, o controle pode ocorrer com o uso de anticoncepcionais prescritos pelo ginecologista”, diz o dermatologista Jardis Volpe, responsável pelo tratamento de Neymar.
O que fazer
Neymar se submete a tratamento contra a acne
Como é um problema de múltiplas causas, há vários tipos e graus de tratamentos e produtos, que vão de fórmulas contendo ácido salicílico, enxofre e peróxido de benzoíla a antibióticos e retinóides. Um bom ritual de beleza para quem tendência à acne, de acordo com a dermatologista Valéria Campos, é lavar o rosto duas vezes por dia com sabonete líquido (ou indicado para peles acneicas e oleosas), passar um adstringente suave e aplicar filtro solar com hidrossolúvel associado a produtos secativos. À noite, usar ácidos próprios para combater o problema ou peróxido com ou sem antibióticos. Duas vezes por semana, realizar uma esfoliação com sabonete ou gel específico. Assim como é indispensável a orientação de um dermatologista. também está proibido “tirar” as espinhas. “A acne da mulher adulta tende a ser mais interna e a prática de espremer machuca tanto que a lesão só piora, o que aumenta a chance de uma cicatriz”, afirma Valéria.
Fonte: Do UOL, em São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário