Quem sou eu
- espaço terapia alternativa
- Eu sou, Cristina Aparecida Cara (Cris Luz Do Sol) Terapeuta naturopata e Esteticista com formação no Senac, tenho por objetivo o tratamento da mente, corpo e alma e também proporcionar a você momentos de relaxamento, beleza e bem estar. Visualize abaixo os tipos de tratamentos, escolha o que mais lhe agradar e agende seu horário! Entre em contato: WhatsApp (11) 97426-3770 (somente msg de texto e ligação de voz), (11) 93096-5567 (somente ligação e SMS)
segunda-feira, 29 de setembro de 2014
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
6 coisas que você precisa saber sobre a automedicação
O Brasil é um dos países onde as pessoas mais
tomam remédio sem consultar um especialista.
Segundo um estudo do Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade, 76,4% dos brasileiros tomam remédio por conta própria. Mas esse hábito pode ser muito prejudicial à saúde. Fique por dentro dos principais riscos de se medicar sem orientação.
1. O uso de analgésicos pode mascarar doenças sérias
Eles são uma mão na roda: acabam com a dor rapidinho. Mas saiba que, ao invés de acabar com o problema, há o risco de você estar retardando o diagnóstico de um problema grave. Por exemplo, se você toma remédio diariamente para dor de cabeça, fique sabendo que a causa pode não ser a sua rotina estressante, mas encrencas como pressão alta, meningite e até tumores. "O mesmo vale para uma dor de estômago, que pode simular, na verdade, um problema cardíaco", alerta o médico Victor Sato, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo.
2. Errar na dose é grave
Se você é daquelas que decidem aumentar a dose do medicamento para potencializar sua eficácia, saiba que essa é uma prática pra lá de perigosa. "Tomar remédio sem orientação e em quantidades inadequadas aumenta a probabilidade de efeitos colaterais", diz Victor Sato. Para ter ideia, o consumo excessivo de anti-inflamatórios pode acarretar problemas gástricos e até renais. Já os analgésicos elevam o risco de danos ao fígado.
3. Usar antibióticos sem necessidade pode tornar as bactérias resistentes
Apesar de ser proibido, muita gente consome antibióticos sem a prescrição de um médico. Pois saiba que o uso indiscriminado desses remédios abre portas para o surgimento de micro-organismos resistentes a eles. Isso ocorre porque os antibióticos matam tanto as bactérias do mal quanto aquelas que têm a função de proteger o corpo, a chamada flora bacteriana. No entanto, sempre sobram algumas - as resistentes. Na ausência do exército de defesa, esses micróbios se proliferam, de modo que aquele remédio não terá mais efeito. "E aí, será preciso usar medicamentos cada vez mais fortes", avisa Victor Sato.
4. Misturar é perigoso
A automedicação eleva o risco da chamada interação medicamentosa, que ocorre quando o princípio ativo de uma droga interfere na ação de outro medicamento. Alguns antibióticos, por exemplo, podem diminuir o efeito de sua pílula anticoncepcional. Por isso, além de não misturar por conta própria, você precisa sempre contar ao médico quais remédios você toma.
5. Corticoide não é brincadeira
Como têm ação anti-inflamatória, os corticoides prometem alívio rápido da dor de garganta à alergia de pele. E mais: podem ser adquiridos na farmácia sem a necessidade de receita. No entanto, abusar dessas substâncias - sem a orientação de um médico - não é recomendável. "Há maior propensão a infecções graves e também catarata, diabetes, insuficiência renal...", diz o toxicologista Sergio Graff, da Universidade Federal de São Paulo.
6. Descongestionantes nasais podem aumentar a pressão
Isso mesmo: aquelas gotinhas que você pinga no nariz (e carrega na bolsa) não são tão inofensivas quanto parecem. É que elas carregam uma substância que é um potente vasoconstritor, que tem como objetivo contrair os vasos e facilitar, assim, a respiração. A questão é que seu efeito não se restringe à mucosa nasal e, se usadas em dose muito elevada, tendem a aumentar a pressão de vasos presentes em outras partes do corpo. Com isso, problemas como glaucoma, hipertensão e até derrame podem dar as caras.
Fonte: Revista É Vital
Dor de cabeça: conheça os alimentos que provocam e os que evitam o problema
Comer uma banana alivia a dor, mas ela deve estar
madura. Caso contrário, a fruta agrava o quadro.
Pode apostar: certas mudanças na alimentação ajudam, e muito, a prevenir a cefaleia. Saiba quais substâncias são responsáveis pelo tormento e quais são suas aliadas no combate a ele.
Entupir-se de analgésicos não é a melhor saída para a dor de cabeça. A grande sacada é prevenir as crises com ajustes no cardápio. É que as cefaleias tensionais, inclusive a enxaqueca, dão as caras por causa do aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos. Resultado: inflamação e dor. E a comida tem muito a ver com isso. Alimentos embutidos - como a salsicha - contêm nitratos e nitritos, substâncias por trás da dilatação. Daí, nos mais suscetíveis, isso é suficiente para desencadear a dor. Já alimentos ricos em substâncias anti-inflamatórias podem ajudar a evitar o incômodo. É o caso dos peixes, como a sardinha e o salmão.
Ajustes no menu
Antes de trocar o seu cardápio, faça uma observação cuidadosa. Anote tudo o que você come e repare nas reações no corpo, que se manifestam de forma individual. Descubra quais alimentos são gatilhos da sua dor de cabeça. Evite ficar muito tempo de barriga vazia. Durante o jejum, as taxas de açúcar no sangue caem, levando à falta de oxigenação e à dilatação dos vasos, o que, no final das contas, provoca esse tipo de dor.
O que deve ser cortado da dieta
Cafeína
Altera a circulação sanguínea. Está presente no café, no refrigerante à base de cola, no guaraná e no chá mate.
Nitritos e nitratos
Dilatam os vasos. São encontrados nas linguiças, nas salsichas, nas carnes, nos molhos prontos e nos alimentos industrializados em geral.
Tiranina
Libera a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor. Chocolate, vinho tinto, queijos duros, amendoim, carne defumada e frutas cítricas, entre outros, contêm essa substância.
Fenois, aldeídos e sulfetos
Estreitam os vasos, reduzem os níveis de açúcar no sangue e liberam agentes tóxicos. Estão presentes no vinho tinto e bebidas espumantes e destiladas em geral.
O que deve entrar na alimentação
Gorduras do bem
As do azeite de oliva, da sardinha, do salmão e da anchova agem no controle da dor.
Triptofano
Ajuda a liberar serotonina, que promove bem-estar. Invista em fontes como banana, erva-cidreira, maracujá, pão, arroz integral, feijão e granola.
Anti-histamínicos
Inibem a produção da histamina e da prostaglandina, responsáveis por inflamações e dores. Estão no orégano, no cravo, na canela e no gengibre.
*Informações retiradas do livro Novo Guia de Nutrição
Fonte: Revista Saúde É Vital
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Drenagem linfática facial, saiba o que é quais são os benefícios
A técnica de massagem é cheia de benefícios. Ajuda ativar a circulação sanguínea, promovendo o relaxamento dos músculos da face e a eliminar as toxinas (que formam as linfas), causadoras das linhas finas e marcas de expressão. Suas vantagens vão desde revitalizar a pele do rosto, amenizar olheiras e até tratar hematomas decorrentes de traumas, doenças e cirurgias.
"Muitas pessoas pensam que a drenagem está associada apenas ao corpo, para o tratamento de celulite, retenção de líquidos, gordura localizada e recuperação no pós-operatório e desconhecem as vantagens que a técnica pode fazer para o rosto".
A técnica
Todos os toques e manobras da drenagem linfática facial, assim como acontece na corporal, devem ser feitos suavemente. "Os movimentos são de deslizamento e bombeamento e têm a finalidade de desobstruir os canais linfáticos, causando sensação de bem-estar e provocando maior eliminação do líquido retido no organismo".
O tratamento consiste em duas etapas. Primeiramente, é feita a abertura dos gânglios (no pescoço, colo e axilas) e, em seguida, a drenagem propriamente dita, direcionando a linfa, com seu conteúdo (toxinas e líquidos retidos), para serem eliminadas por esses gânglios.
Objetivos
A drenagem linfática facial tem objetivos preventivos, estéticos e terapêuticos, pois estimula o sistema de defesa, a oxigenação dos tecidos e ajuda na eliminação de líquidos que ficam retidos, tonificando a pele e retardando o envelhecimento dos tecidos.
Olheiras e marcas de expressão Como atua na melhoria da circulação sanguínea, a drenagem amplia a vascularização da região onde é aplicada. O resultado é a eliminação de bolsas e marcas de expressão na região dos olhos. "Só que a técnica não tem o poder de clarear a pigmentação escura das olheiras nem manchas de nenhuma natureza".
Pós-operatório
Após as primeiras sessões, é possível visualizar os resultados do tratamento, com diminuição do edema e uma melhora geral na aparência da pele. Quando a drenagem é realizada na área da cirurgia, há a compressão do líquido retido e sua eliminação de maneira mais rápida pelo organismo, evitando o perigo de infecções.
Está muito quente? Cuidado para não desidratar!
Em dias de sol forte, tomar bastante água é quase uma lei. Isso porque, ao suar para se livrar do calor, o corpo acaba perdendo líquido demais. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, 25 pessoas são internadas por dia graças à desidratação — entre as reclamações dos pacientes estão tonturas, cansaço, sonolência e dores de cabeça. Crianças de até quatro anos e idosos merecem atenção especial, porque desidratam com facilidade. Confira, a seguir, algumas dicas para evitar esse transtorno e curtir o verão com saúde:
- Beba pelo menos dois litros de água por dia;
- Prefira roupas leves, e, se possível, use chapéus ou bonés;
- Use sempre o filtro solar;
- Fique de olho nos pequenos e nos idosos para garantir que eles estejam bebendo muita água. Para as crianças de até seis meses, o leite materno é a melhor arma contra a desidratação.
Fonte: Revista saúde é vital
- Beba pelo menos dois litros de água por dia;
- Prefira roupas leves, e, se possível, use chapéus ou bonés;
- Use sempre o filtro solar;
- Fique de olho nos pequenos e nos idosos para garantir que eles estejam bebendo muita água. Para as crianças de até seis meses, o leite materno é a melhor arma contra a desidratação.
Porque a celulite acomete predominantemente as mulheres?
Mitos e verdades sobre a celulite:
Ela atinge 90% das mulheres. E todos acham que conhecem a receita para evitar que a situação se agrave. Mas o que é real e o que é papo furado?
É na adolescência que ela costuma dar as caras. Daí para a frente, a celulite se torna a grande sabotadora das pernas femininas lisinhas. A procura por uma fórmula para combater o aspecto de casca de laranja leva a um troca-troca de informações, dando vazão a várias dicas. Mas como separar o que é fato do que é balela nesse assunto? A resposta está na ciência, interpretada por especialistas. A má notícia é que não há um jeito 100% eficaz de dar um fim à chateação. Mas existem maneiras de amenizá-la, principalmente se o tratamento começar logo depois dos primeiros sinais - e envolver mudança de hábitos.
A tecnologia em favor da pele lisa
É comum associar diferentes métodos para melhorar a eficácia do tratamento. Conheça os mais usados
Ultrassom A carga de energia da máquina penetra até a hipoderme, a camada onde se concentram as células adiposas, e provoca a sua ruptura sem danificar as demais estruturas, como os vasos e os outros tecidos. Por isso a paciente não sente nenhum tipo de desconforto e pode voltar à vida normal em seguida. A gordura cai na circulação e é eliminada pela urina. É possível reduzir alguns centímetros em cada aplicação, mas somente depois de um mês dá para notar o efeito final.
Radiofrequência Ao chegar à parte mais profunda da pele, ela age em duas frentes: ataca as células de gordura e aquece o colágeno, fazendo com que ele se remodele automaticamente. Assim, melhora a flacidez e a textura do tecido e ajuda a redefinir o contorno corporal. Como a radiofrequência estimula a fabricação de novas fibras de sustentação, notam-se resultados até seis meses depois da aplicação. O tratamento não provoca dor, apenas pode deixar a região tratada levemente avermelhada.
Infravermelho + Radiofrequência + Massagem A máquina reúne três mecanismos de ação e, assim, garante melhores resultados. A massagem, feita por sucção e rolamento, age como uma drenagem linfática, combatendo a retenção de líquido soltando as traves fibrosas que repuxam a pele. Os raios infravermelhos contraem as fibras de colágeno, deixando a pele mais firme. A radiofrequência, por sua vez, penetra mais fundo e, além de agir contra a flacidez, acelera o metabolismo das células de gordura, fazendo com que elas fiquem menores.
Carboxiterapia e subcisão Essas são terapias mais invasivas. A carboxiterapia consiste em injeções de dióxido de carbono, um gás que auxilia a circulação e a oxigenação dos tecidos. Já a subcisão é uma pequena cirurgia feita com anestesia local indicada para os quadros mais graves. Nesse caso, o médico corta as traves fibrosas, corrigindo as imperfeições. Esse procedimento rasga vasos sanguíneos, gerando um hematoma que dará origem a um novo tecido que ocupará o espaço onde estavam os buracos.
A pílula anticoncepcional pode agravar as saliências
"Ela costuma aumentar a retenção de líquidos, o que só piora a celulite", diz a dermatologista Karla Assed, do Rio de Janeiro. "Além disso, todos os fatores que produzem alterações hormonais, como alguns métodos contraceptivos e a gravidez, têm influência", acrescenta a dermatologista Ana Carolina Amaral, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
Usar roupas apertadas e salto alto é roubada
Qualquer hábito que atrapalhe a livre movimentação do sangue e, portanto, impeça a boa oxigenação das células tem a celulite como efeito a longo prazo. "Por isso, quem passa muito tempo sentada ou horas em pé, parada, corre ainda mais esse risco", avisa a dermatologista Maria Paula Del Nero, de São Paulo. "O cigarro é outro agente que prejudica a circulação. Daí, tem sua parcela de culpa", lembra Maria Paula.
Beber pouca água deixa os furinhos mais evidentes
"A baixa ingestão de líquidos faz com que a pele fique mais flácida, acentuando o problema", alerta Karla Assed. Encher a cara com água favorece ainda a eliminação das toxinas. "O potássio, presente na banana e na batata, entre outros, também ajuda a desinchar", dá a dica a nutricionista Paula Fernandes, da Sa
Refrigerante piora o quadro
"A bebida em si não causa o mal, mas o açúcar que ela contém contribui para seu surgimento e agravamento", afirma Karla Assed. E isso vale para tudo o que engorda. "Estudos mostram que uma dieta rica em gorduras e carboidratos aumenta a resistência dos vasos de pequeno porte, piorando a microcirculação", conta a dermatologista Regina Schechtman, da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Já as fibras são bem-vindas, porque aumentam a saciedade e diminuem a absorção das gorduras no intestino.bor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. "Já o sal aumenta a retenção hídrica", alerta.
Os cremes costumam ser eficazes
Depende da gravidade em que a celulite se encontra. "Quando já está mais severa, os cosméticos ajudarão pouco, mas, nos casos mais leves, a aparência da pele sai ganhando pela hidratação, pelo efeito mecânico dos movimentos durante a aplicação e pela ação dos seus ativos", diz a dermatologista Erica Monteiro, da Universidade Federal de São Paulo. Por isso, o ideal é fazer uma massagem na hora de besuntar a pele, realizando movimentos circulares de baixo para cima. "Os produtos mais indicados são os que contam com ingredientes que promovem a quebra da gordura e aumentam a circulação local, auxiliando na drenagem dos líquidos, como o silício orgânico, o ginkgo biloba, o DMAE e a L-carnitina", sugere Karla Assed. "O retinol e as metilxantinas - a cafeína, a teobromina e a teofilina - são comprovadamente eficazes contra o problema", arremata Regina Schechtman. Mas não se esqueça: o produto deve ser aplicado diariamente.
A drenagem linfática é bem-vinda
De fato ela é boa parceira. "A técnica auxilia na circulação, no escoamento dos líquidos que se acumulam no corpo, especialmente nos membros inferiores, e na retirada das toxinas do organismo", explica Karla Assed. Agendar duas sessões semanais e fazer pelo menos dez já é um bom começo. "Só é importante que o médico avalie a paciente e prescreva a frequência e a quantidade ideal para cada caso", pondera Ana Carolina Amaral. A massagem modeladora associada à drenagem é outra ótima opção para livrar a pele dos indesejados nós. "Ela mobiliza a gordura, ativando a circulação e amenizando a fibrose provocada pela celulite", explica Ana Paula Del Nero.
Praticar exercícios é imprescindível no combate ao problema
Isso é inegável. Colocar o corpo para se movimentar é um dos passos mais importantes para quem quer amenizar o aspecto de queijo suíço. E, como a superfície irregular fica mais evidente com o aumento do tecido gorduroso, qualquer tipo de atividade física é benéfica, já que atua para baixar o ponteiro da balança, melhora a circulação e ainda deixa o metabolismo mais acelerado. "O correto é associar os aeróbicos, como a caminhada e a natação, e a musculação ou a ginástica localizada", aconselha Erica Monteiro. Os primeiros são os mais eficientes para emagrecer e fazem com que o oxigênio chegue com mais eficácia a todas as células do corpo. Já os exercícios de força melhoram o contorno corporal e deixam os músculos mais firmes, garantindo melhor sustentação à pele.
Entenda por que surgem as famigeradas depressões na pele
O estrogênio, hormônio sexual feminino, provoca a retenção de líquido entre as células de gordura, os chamados adipócitos.
Sem a devida oxigenação e sem conseguir eliminar suas toxinas, eles têm o metabolismo alterado e ficam mais inchados.
Os adipócitos inchados se agrupam e formam os nódulos. Esses, por sua vez, se prendem às fibras, que se enrijecem e repuxam a pele.
Fonte: Revista Saúde é Vital
Reiki - Partículas de luz
Reiki
É
uma técnica da medicina chinesa para redução do estresse e relaxamento que
promove a saúde. É transmitido através da "imposição de mãos" e
baseia-se na ideia de que uma "energia vital" invisível flui através
de nós e é o que nos faz estarmos vivos. Se o nível de "energia
vital" está baixo, ficamos mais propensos às doenças ou mais estressados. Se
estiver alta, somos mais capazes de nos sentirmos felizes e saudáveis.
Os símbolos do Reiki
CHO KU REI: Significa "Ponha todo o poder do
universo aqui". Este símbolo libera energia criando equilíbrio, representando
assim o aumento do poder. É o "botão" ligado ao corpo físico,
trazendo proteção e é usado para incutir ou reforçar a energia. Este símbolo
representa simplesmente o Ki da terra, a energia do corpo físico, da realidade
física, e pode ser usado para obter esta energia fundamental dentro de si mesmo.
Representa o equilíbrio perfeito, é o “interruptor de luz” que liga a energia
aumentando assim o poder.
SEI RE KI: Significa "Chave do
Universo" ou "Homem e Deus tornam-se um só". É o símbolo da cura
das emoções e da transformação de sentimentos negativos em positivos, é o
símbolo da harmonia e da proteção e representa o processo alquímico de
purificação e limpeza. Também é um processo de purificação, limpeza e proteção.
As emoções criam apego, portanto, trabalha a nível do corpo emocional. Este símbolo
pode ser evocado para harmonia, proteção, comunicação, intuição, tratamento
emocional e limpeza.
HON SHA ZE SHO
NEN: Significa
"O Deus em mim alcança o Deus em ti para promover amor, luz e paz". O
significado mais simples para este símbolo é a "ligação", como uma
conexão com a fonte original ou ligar para além do tempo e da distância, assim,
pode simplesmente ser chamado de símbolo de ligação. Este símbolo trata os
traumas do passado e do presente. Pode ser usado para a cura mental, é como se
fosse o "botão" ligado ao corpo mental. A libertação é permanente e
desaparece de acordo com as necessidades.
DAÍ KO MYO: Significa "Aquele que possui o
coração de doação". Trabalha ao nível do Eu Superior. Em tratamentos é
extremamente eficaz, combatendo diretamente as raízes das doenças. Aqui ocorrem
as transformações da vida, representa a cura do espírito, onde ocorre a libertação.
No caminho da unidade entre o físico e psíquico, tenha ou não tenha escolhido
este caminho, trabalhando para transformar o sofrimento em liberdade para si e
para todos os outros. Se a alma está sofrendo, não pode haver cura física,
mental ou emocional.
Raku: Significa o “Raio de Luz que mantém o
fogo”. Para sentir a energia do Raku, olhe para o símbolo durante alguns
instantes, traga à sua mente algo que deseje para a sua vida, por exemplo, ser
mais tolerante, ou outro atributo que lhe devolva o seu estado natural de
harmonia interior. Feche os olhos e veja uma imagem sua num futuro próximo onde
esse atributo que escolheu esteja presente nos seus atos, atitudes, palavras,
gestos e olhar. Depois, veja o Raku a "selar" essa imagem, esse
desejo. Depois, respire fundo e abra os olhos.
Alguns benefícios:
- relaxamento profundo;
- eliminação de bloqueios;
- desintoxicação;
- aumento da frequência vibratória;
- equilíbrio do Ser;
- complementa tratamentos médicos;
- ajuda a tratar depressões e angústias;
- remove o stress, etc. ...
O Reiki faz parte das terapias reconhecidas pela OMS - Organização Mundial de Saúde.
Sal, muito além da pressão
Sódio em excesso ainda pode contribuir para ganho de peso, pedras nos rins e até câncer. Entenda por que não adianta só abolir o saleiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a recomendação diária de sódio é 2000 mg, o que corresponde a 5 g de sal de cozinha. Este misto já oferece 806 mg de sódio.Ele é o ingrediente da vez na pauta das indústrias que buscam tornar seus produtos mais saudáveis. O mineral, que é o principal componente do sal de cozinha, tem visitado bem além da conta a mesa dos brasileiros. A questão não se restringe aos abusos na hora de salgar as refeições. São os altos teores que se escondem entre centenas de alimentos que preocupam as autoridades (veja o ranking), na tabela abaixo dessa matéria.
Tanto é que um documento* assinado recentemente propõe a redução do nutriente em itens bastante vendidos no mercado. "Baixar o consumo de sódio é uma das medidas mais custo-efetivas em termos de saúde pública, uma vez que repercute no combate às doenças crônicas, primeira causa de morte e de gastos em tratamento no país", declara Patrícia Jaime, coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), esse desafio visa render resultados tão significativos quanto os obtidos com a retirada da gordura trans de vários produtos desde 2009. São medidas importantes não só para o coração, como você verá adiante.
A palavra desafio não foi usada por mera força de expressão. Em nota a SAÚDE, a Abia reconhece que não é tarefa das mais singelas restringir o sódio devido às suas funções de conservar e dar textura aos alimentos, bem como atuar no controle microbiano de queijos, embutidos e defumados. No entanto, a meta é clara: no prazo de dois anos, muito sódio deve cair fora dos pães, das massas prontas, das bolachas... "Percebemos que as pessoas até tiram o sal no momento de temperar, mas não enxergam a necessidade de tomar cuidado com os industrializados", diz o cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração de São Paulo, o Incor.
Tanto é que um documento* assinado recentemente propõe a redução do nutriente em itens bastante vendidos no mercado. "Baixar o consumo de sódio é uma das medidas mais custo-efetivas em termos de saúde pública, uma vez que repercute no combate às doenças crônicas, primeira causa de morte e de gastos em tratamento no país", declara Patrícia Jaime, coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), esse desafio visa render resultados tão significativos quanto os obtidos com a retirada da gordura trans de vários produtos desde 2009. São medidas importantes não só para o coração, como você verá adiante.
A palavra desafio não foi usada por mera força de expressão. Em nota a SAÚDE, a Abia reconhece que não é tarefa das mais singelas restringir o sódio devido às suas funções de conservar e dar textura aos alimentos, bem como atuar no controle microbiano de queijos, embutidos e defumados. No entanto, a meta é clara: no prazo de dois anos, muito sódio deve cair fora dos pães, das massas prontas, das bolachas... "Percebemos que as pessoas até tiram o sal no momento de temperar, mas não enxergam a necessidade de tomar cuidado com os industrializados", diz o cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração de São Paulo, o Incor.
A questão é que, mesmo quando esse compromisso for concluído, ninguém estará autorizado - como não está hoje - a cometer excessos. Sódio em demasia é um dos principais fatores por trás da pressão alta, condição que vitima pelo menos 30 milhões de brasileiros e que, se não for tratada, propicia infartos e derrames.
Só que as desordens impulsionadas pelas altas taxas do ingrediente não param por aí. Como você entenderá nos infográficos desta reportagem, esse mau hábito colaboraria para pedras nos rins, osteoporose, ganho de peso... Sim, quilos a mais! A começar pelo fato de que gera retenção de líquido e aquele inchaço que tanto incomoda a aparência. "Além disso, indivíduos que exageram em itens cheios de sódio tendem a ter mais sede e, hoje em dia, costumam apelar para bebidas muito calóricas", aponta o endocrinologista Alfredo Halpern, do Hospital das Clínicas de São Paulo. De deslize em deslize o ponteiro da balança vai subindo.
Não bastassem evidências de que sal e sódio em abundância desgovernam vários fenômenos dentro do corpo, ainda existem algumas teorias para explicar suas ameaças potenciais. No caso do peso, por exemplo, há um time de cientistas americanos que acredita que o mineral possa interferir em áreas do cérebro que regem a vontade de comer, contribuindo, assim, para a obesidade.
Outra suspeita recai sobre o elo entre a ingestão exacerbada e tumores, sobretudo no sistema digestivo. Uma investigação capitaneada pela Universidade do Porto, em Portugal, revelou que pacientes com câncer de estômago apresentavam um consumo de sal superior ao mensurado em pessoas livres da doença. "Ainda desconhecemos os mecanismos que respondem por essa associação, mas já se pensa que o sal cause danos na mucosa gástrica", diz a epidemiologista portuguesa Bárbara Peleteiro. Ele abriria brechas para bactérias ou substâncias do cigarro, por exemplo, semearem um câncer ali.
Como escapar das armadilhas
Motivos não faltam para botar o saleiro de escanteio e ainda maneirar no que está exposto nas prateleiras dos supermercados - isto é, no sódio oculto. Só que em algumas situações parece quase impossível não cair na cilada. Pensemos em um restaurante japonês e no costume de mergulhar sushi e sashimi no molho de soja. Como contorná-lo? "Use a versão light do tempero, mas sem dobrar a dose, e evite submergir o alimento totalmente no recipiente", orienta a nutricionista Ana Paula Fioretti, da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista.
Outro contexto propício para ataques salgados de gula é o churrasco. Saiba, porém, que dá para minguar o teor de sódio nas carnes. Se você é adepto do sal grosso, não pese a mão e, depois de polvilhar a peça, retire o excesso. Ainda há uma receita para ganhar sabor e economizar cloreto de sódio. "Pode-se deixar a carne imersa em um molho feito de vinho, vinagre, alho, cebola e ervas até que o tempero seja absorvido. Isso vai diminuir, mais tarde, a necessidade de usar muito sal", recomenda a nutricionista Ana Beatriz de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. "O ideal é lançar mão de tomilho e endro nas carnes vermelhas e do alecrim nas aves", completa sua colega Vanuska Lima da Silva, da mesma instituição.
Quanto aos industrializados, cabem algumas considerações, até porque eles continuarão presentes no dia a dia. O norte, nesse sentido, é priorizar, sempre que possível, os alimentos naturais - trocando o suco em pó pelo de frutas frescas, o bolo e a sopa de pacote pelas versões caseiras... "No caso do macarrão instantâneo, um dos campeões em sódio, o problema está no tempero. Você pode substituí-lo por um refogado de alho, cebola e orégano", exemplifica o nefrologista Dante Giorgi, do Incor. O mesmo raciocínio se aplica à massa tradicional. Em vez de prepará-la com o extrato de tomate, invista no molho feito em casa - dá mais trabalho, mas as taxas de sódio despencam. E lembre-se de olhar os rótulos. "Desconfie do que é muito barato, porque geralmente a matéria-prima é inferior e a receita vem mais carregada do ingrediente", diz Giorgi. Pitadas de senso crítico caem muito bem para resguardar seu corpo.
* A Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação e o Ministério da Saúde firmaram um acordo para reduzir, até 2014, o teor de sódio de uma porção de alimentos. Estão na mira 16 categorias de comida, com destaque para o pão francês, salgadinhos, preparo para bolos, biscoitos, maionese e massas instantâneas. A diminuição da substância será gradual.
Fonte: Revista Saúde é Vital
Ranking de 100 alimentos cheios de sódio
Selecionamos os itens repletos deste elemento. Surpreenda-se: tem até doce!
Alimento |
Porção
|
Quantidade de sódio
|
1. Macarrão instantâneo de galinha |
1 pacote, 85 g
|
1 951 mg
|
2. Macarrão instantâneo de carne em copo |
1 unidade, 64 g
|
1 859 mg
|
3. Lasanha congelada à bolonhesa |
1/2 unidade, 325 g
|
1 734 mg
|
4. Tempero pronto para arroz |
1 col. de chá, 5 g
|
1 645 mg
|
5. Macarrão instantâneo de galinha em copo |
1 unidade, 64 g
|
1 642 mg
|
6. Carne-seca cozida |
100 g
|
1 443 mg
|
7. Macarrão instantâneo de carne |
1 pacote, 85 g
|
1 389 mg
|
8. Lasanha congelada de quatro queijos |
1/2 unidade, 325 g
|
1 284 mg
|
9. Bacalhau refogado |
100 g
|
1 256 mg
|
10. Caldo de carne |
1/2 cubo, 4,5 g
|
987 mg
|
11. Caldo de galinha |
1/2 cubo, 4,5 g
|
979 mg
|
12. Tempero pronto para feijão |
1 col. de chá, 5 g
|
935 mg
|
13. Mistura para sopa instantânea de cebola |
1 col. de sopa, 11 g
|
899 mg
|
14. Molho à base de soja |
3 col. de chá, 15 ml
|
855 mg
|
15. Mistura para sopa instantânea de galinha e macarrão |
2 col. de sopa, 19 g
|
855 mg
|
16. Misto-frio |
1 unidade, 110 g
|
806 mg
|
17. Frango à milanesa recheado congelado |
1 unidade, 130 g
|
789 mg
|
18. Nuggets de frango |
5 unidades, 130 g
|
742 mg
|
19. Ovinhos de amendoim |
3 col. de sopa, 45 g
|
687 mg
|
20. Sardinha em conserva |
4 unidades, 100 g
|
666 mg
|
21. Hambúrguer de carne |
1 e 1/2 unidade, 80 g
|
583 mg
|
22. Queijo parmesão |
1 fatia, 30 g
|
553 mg
|
23. Hambúrguer de frango |
1 unidade, 80 g
|
421 mg
|
24. Bacon |
1 fatia, 20 g
|
384 mg
|
25. Frango à passarinho congelado |
2 e 1/2 unidades, 100 g
|
324 mg
|
26. Pão francês |
1 unidade, 50 g
|
320 mg
|
27. Extrato de tomate pronto |
3 col. de sopa, 60 g
|
316 mg
|
28. Batata chips ondulada |
3 xícaras, 50 g
|
308 mg
|
29. Patê de sardela pronto |
2 col. de sopa, 40 g
|
280 mg
|
30. Torradinhas para canapés |
15 unidades, 30 g
|
268 mg
|
31. Batata palha |
1 xícara, 50 g
|
262 mg
|
32. Pepino em conserva |
1/4 de xícara, 50 g
|
255 mg
|
33. Bolacha de grãos integrais |
7 unidades, 30 g
|
255 mg
|
34. Bolo de abacaxi pronto |
1 fatia, 60 g
|
242 mg
|
35. Bisnaguinha |
2 e 1/2 unidades, 50 g
|
239 mg
|
36. Bolo de chocolate pronto |
1 fatia, 60 g
|
234 mg
|
37. Pão de fôrma integral |
2 fatias, 50 g
|
234 mg
|
38. Bolacha salgada de queijo |
3 unidades, 25 g
|
226 mg
|
39. Bolacha água e sal |
7 unidades, 30 g
|
223 mg
|
40. Biscoito de polvilho |
5 e 1/2 unidades, 15 g
|
203 mg
|
41. Tomate seco em conserva |
2 col. de sopa, 40 g
|
200 mg
|
42. Pão de hot dog |
1 unidade, 50 g
|
197 mg
|
43. Cereal matinal de chocolate |
3/4 de xícara, 30 g
|
193 mg
|
44. Pão sírio |
1 unidade, 50 g
|
184 mg
|
45. Cereal matinal adocicado tradicional |
3/4 de xícara, 30 g
|
176 mg
|
46. Mistura para bolo de chocolate |
3 col. de sopa, 35 g
|
175 mg
|
47. Queijo mussarela |
1 fatia, 30 g
|
174 mg
|
48. Atum em conserva |
1 col. de sopa, 45 g
|
163 mg
|
49. Bolinho de morango |
1 e 1/2 unidade, 60 g
|
159 mg
|
50. Pão de fôrma |
2 fatias, 50 g
|
150 mg
|
51. Molho de salada sabor parmesão |
1 col. de sopa, 13 ml
|
134 mg
|
52. Leite integral |
1 copo, 200 ml
|
130 mg
|
53. Leite desnatado |
1 copo, 200 ml
|
130 mg
|
54. Achocolatado pronto |
1 unidade, 200 ml
|
130 mg
|
55. Iogurte natural |
1 copo, 200 g
|
128 mg
|
56. Maionese |
1 col. de sopa, 12 g
|
126 mg
|
57. Bolacha de leite |
6 unidades, 30 g
|
115 mg
|
58. Rosquinha de coco |
6 unidades, 30 g
|
110 mg
|
59. Molho de vinagre balsâmico |
1 col. de sopa, 12 ml
|
110 mg
|
60. Leite em pó |
2 col. de sopa, 26 g
|
105 mg
|
61. Amendoim torrado |
1 col. de sopa, 15 g
|
103 mg
|
62. Rocambole pronto |
2 e 1/2 fatias, 60 g
|
103 mg
|
63. Queijo ralado |
1 col. de sopa, 10 g
|
100 mg
|
64. Energético |
1 lata, 250 ml
|
100 mg
|
65. Bolacha recheada de chocolate |
3 unidades, 30 g
|
100 mg
|
66. Salgadinho de milho |
2 e 1/2 xícaras, 25 g
|
96 mg
|
67. Bebida isotônica |
1 copo, 200 ml
|
92 mg
|
68. Barrinhas de wafer recheadas e cobertas com chocolate branco |
4 unidades, 30 g
|
91 mg
|
69. Bolacha de maisena |
7 unidades, 30 g
|
89 mg
|
70. Catchup |
1 col. de sopa, 12 g
|
89 mg
|
71. Chá de limão em lata |
1 lata, 340 ml
|
86 mg
|
72. Bolacha doce sem recheio |
5 unidades, 30 g
|
85 mg
|
73. Ricota |
1 fatia, 30 g
|
85 mg
|
74. Barrinhas de wafer recheadas e cobertas com chocolate ao leite |
4 unidades, 30 g
|
81 mg
|
75. Granola tradicional |
1/2 xícara, 40 g
|
78 mg
|
76. Achocolatado com malte em pó |
3 col. de sopa, 30 g
|
75 mg
|
77. Batata chips ao forno |
1 e 1/2 xícara, 25 g
|
68 mg
|
78. Água de coco |
1 unidade, 330 ml
|
66 mg
|
79. Pó de cappuccino |
2 col. de sopa, 20 g
|
64 mg
|
80. Queijo de minas |
1 fatia, 30 g
|
63 mg
|
81. Margarina |
1 col. de sopa, 10 g
|
60 mg
|
82. Bolacha wafer de chocolate |
4 unidades, 30 g
|
53 mg
|
83. Pão de mel |
2 unidades, 30 g
|
51 mg
|
84. Achocolatado em pó |
3 col. de sopa, 30 g
|
42 mg
|
85. Paçoca |
1 unidade, 22 g
|
41 mg
|
86. Sorvete de flocos |
1 bola, 60 g
|
37 mg
|
87. Bolacha wafer de morango |
4 unidades, 30 g
|
36 mg
|
88. Castanha de caju |
1 colher de sopa, 15 g
|
36 mg
|
89. Suco em pó |
1 saquinho, 30 g
|
34 mg
|
90. Refrigerante tipo cola zero |
1 copo, 200 ml
|
28 mg
|
91. Chocolate branco |
3 e 1/2 quadradinhos, 25 g
|
26 mg
|
92. Espaguete |
1 prato, 80 g
|
20 mg
|
93. Barra de cereais com chocolate |
1 unidade, 22 g
|
19 mg
|
94. Refrigerante de limão |
1 copo, 200 ml
|
15 mg
|
95. Suco de soja de frutas |
1 copo, 200 ml
|
13 mg
|
96. Arroz integral |
1/4 de xícara, 50 g
|
12 mg
|
97. Chocolate ao leite |
3 e 1/2 quadradinhos, 25 g
|
11 mg
|
98. Refrigerante tipo cola |
1 copo, 200 ml
|
10 mg
|
99. Néctar de uva |
1 copo, 200 ml
|
4,8 mg
|
100. Água mineral |
1 garrafa, 500 ml
|
0,55 mg
|
terça-feira, 16 de setembro de 2014
Corpo durinho: veja duas opções de dietas antiflacidez
Omelete de peito de peru e abacaxi assado são opções no cardápio anti-flacidez
Dietas antiflacidez - Conquiste um corpo durinho
Estas duas opções de dietas anti-flacidez têm 1.200 calorias diárias, para você vencer a luta por um corpo durinho!
Existem dois tipos de flacidez: muscular e de pele. A primeira, que diminui o tamanho dos músculos deixando o visual frouxo, é resultado de uma vida sedentária (associada ou não à má alimentação), ou da redução do ritmo do metabolismo, que normalmente acontece a partir dos 30 anos. A segunda, que ataca a camada subcutânea da dermee é caracterizada pela perda das fibras de sustentação(colágeno e elastina), aparece devido à genética, gestação ou envelhecimento.
Pensando nisso, a Corpo a Corpo conversou com a nutricionista Paula Corrêa (SP), que elaborou duas opções de cardápios com 1.200 caloriasdiárias, para lhe ajudar a conquistar um corpo durinho!
Cardápio anti-flacidez - Primeira opção
Café da manhã:
- 1 iogurte natural desnatado
- ½ maçã verde picada
- ½ banana picada
- 1 col. (sopa) de quinoa em flocos
- 1 col. (sobremesa) de semente de linhaça triturada
Lanche da manhã:
- 1 xíc. de chá-verde
- 1 barra de proteína de soja
Almoço:
- Salada com ½ prato de alface-crespa + ½ prato de rúcula + 5 tomates cereja + ½ pepino + 1 fatia média picada de queijo de minas frescal light + 1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem
- 2 col. (sopa) de arroz integral
- 1 col. (sopa) de lentilha cozida
- 1 filé médio de linguado grelhado
- 1 xíc. (chá) de brócoli cozido no vapor com 1 col. (chá) de óleo de canola
- 1 fatia média de abacaxi assado com raspas de limão
Lanche da tarde:
- Vitamina proteica com 1 copo médio de leite de soja light
- 2 ameixas-pretas secas
- ¼ de mamão papaia
- 1 col. (sopa) de soja integral em pó
Jantar:
- Salada verde com 1 prato de alface-crespa, rúcula e agrião + 1 xíc. (chá) de croûtons integrais + 1 col. (chá) de azeite de oliva + 1 col. (sopa) de suco de limão
- 1 omelete de peito de peru (utilizar 1 ovo e 1 clara)
- 1 fatia de melão
Ceia:
- Creme de pêssego: 1 iogurte natural desnatado + ½ sachê de gelatina sem sabor + 1 pêra
Cardápio antiflacidez - Segunda opção
Café da manhã:
- 1 copo de leite de soja light
- Misto-quente: 2 fatias médias de pão de forma integral light + 2 fatias finas de peito de peru + 1 fatia média de queijo de minas frescal light
- 1 mamão papaia + 1 col. (sopa) de semente de linhaça triturada
Lanche da manhã:
- 1 xíc. (chá) de gengibre com hortelã + 1 pera
Almoço:
- 2 col. (sopa) de arroz 7 cereais
- Salada com ½ prato de alface-americana + ½ prato de agrião + 2 col. (sopa) de cenoura ralada + ½ cebola + 1 col. (sopa) de soja em grãos cozida + 1 ovo cozido + 1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem
- 1 filé médio de frango ao pesto
- 1 col. (sopa) de escarola cozida com 1 col. (chá) de óleo de canola
- 1 maçã vermelha
Lanche da tarde:
- 1 copo de suco light de frutas + 2 torradas integrais light + 1 col. (sopa) de queijo pasteurizado
Jantar:
- Beirute de atum: 1 fatia média de pão sírio integral + 3 folhas de agrião + 1 lata pequena de atum + 2 fatias picadas de tomate + 1 col. (sopa) de maionese vegetal e 1 col. (sopa) de salsinha
- ½ manga
Ceia:
- Gelatina cremosa de frutas: 1 iogurte natural desnatado + 1 copo médio de suco light (sabor de sua preferência) + ½ sachê de gelatina sem sabor. Bata os ingredientes e leve para gelar
Fonte: Revista Corpo a Corpo
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Caminhar por 15 minutos diminui a vontade de comer chocolate
Deu vontade de comer chocolate? Vá caminhar!
Pesquisa concluiu que caminhar durante o expediente diminui a quantidade de chocolate ingerido pela metade
Bateu a vontade de comer chocolate? Vá caminhar! Uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Exeter (no Reino Unido), concluiu que uma caminhada de 15 minutos pode diminuir a quantidade de chocolate ingerida por uma pessoa em quase metade. A tática é ideal para usar no trabalho. Nos momentos de estresse, a vontade de devorar um doce, principalmente um chocolate, é maior.
Fonte: Revista corpo a Corpo
domingo, 14 de setembro de 2014
5 dicas para você recarregar as energias
Ficar em silêncio é, acima de tudo, aquietar a mente
Seu corpo é uma máquina e, para funcionar, precisa de bom combustível, que pode vir de diferentes fontes
Em tempos de sustentabilidade, para cada lado que se olhe tem alguém pedindo para você economizar, apagar a luz e subir até o apartamento pelas escadas. Se tem tanta gente preocupada com a energia do planeta, será que você não deveria estar especialmente atenta à sua própria? Nesses períodos em que tudo parece um grande sacrifício, o melhor é tentar puxar o freio de mão e cuidar da ecologia interior.
Pense em seu corpo como uma máquina, que precisa do combustível de qualidade para fazer bom uso da energia. A boa notícia: ele é flex fuel, ou seja, há várias formas de alimentá-lo bem. Conheça agora algumas dicas de como melhorar sua vitalidade.
Um pouco de silêncio só faz bem
Não precisa começar essa experiência pelo salão de cabeleireiro, combinado? Até porque ficar em silêncio não significa apenas ficar de boca fechada ou deixar de escutar qualquer tipo de barulho. É, acima de tudo, aquietar a mente, e é aí que mora a grande dificuldade. "Hoje somos constantemente atraídos por estímulos externos", diz o antropólogo Arthur Shaker Fauzi Eid, professor de meditação da Casa de Dharma, em São Paulo. "Acreditamos que nossa felicidade está fora da gente."
Por isso, o caminho mais curto, e nem por isso mais fácil, para silenciar a mente é voltar-se para dentro de si mesma. Um bom jeito para começar é sentar-se em um lugar calmo e prestar atenção na entrada e na saída do ar. "Mas é preciso saber que esvaziar a mente é um processo que requer treino. Não é da primeira vez que a pessoa vai conseguir. Mas, com o passar do tempo, ficará mais e mais fácil", afirma Arthur. E você será capaz de sentir os prazeres e os benefícios dos momentos de quietude em sua vida.
Um pedaço de chocolate não faz mal a ninguém
Confesse, você não esperava por essa desculpa para seu pequeno pecado. Mas é verdade. O doce, delicioso e nobre produto do cacau, é rico em triptofano, que tem o poder de melhorar o humor e a disposição ao estimular a produção de serotonina no organismo. "A substância provoca no organismo reações parecidas com aquelas que aparecem quando estamos apaixonados", diz a nutricionista Inty Davidson, de São Paulo.
Alguém já viu um apaixonado reclamar de falta de energia? E por falar em paixão, o chocolate ainda por cima deixa o coração tinindo, segundo uma pesquisa fresquinha publicada pelo Journal of Agricultural and Food Chemistry, da Associação Americana de Química. Ela demonstrou que o alimento faz aumentar no organismo os níveis de HDL, o chamado colesterol do bem.
Mas cair de boca no marronzinho pode fazer mal para a silhueta e, consequentemente, para a energia: 100 gramas têm mais de 500 calorias. "Para ficar somente com os benefícios sem perder a forma, prefira o chocolate amargo, que contém maior quantidade de triptofano e menos açúcar e gordura", afirma a especialista.
Foco no umbigo
Alto lá! Não vá se achando o centro do mundo, estamos falando de outra coisa. "Melhorar a energia nada mais é que elevar sua frequência. Emoções e pensamentos negativos têm uma frequência pesada. Para aumentá-la é preciso estimular pensamentos positivos e sentimentos como amor, compaixão, alegria", diz Luciana Gerodetti, psicóloga e pesquisadora de essências florais.
Ela dá uma dica para melhorar os níveis de energia: pingue quatro gotas do floral Coraflor (uma combinação de sete florais) no seu umbigo e feche-o com a mão direita. Concentre a respiração no umbigo e vá subindo a mão lentamente até o coração, visualizando uma luz branca que limpa e expande o amor dentro de você.
Cabeça nas nuvens
Quando o combustível começa a acabar, a primeira a sentir os efeitos é a cabeça. Uma automassagem é capaz de recuperar os níveis de energia. Quem dá a receita é a fisioterapeuta Camila Lima Cheloni, da Clínica Alan Landecker, em São Paulo: toque levemente a mandíbula com as pontas dos dedos e siga até as orelhas. Tampe os ouvidos por 15 segundos, e repita os movimentos voltando pelo mesmo trajeto. Pressione o canto interno dos olhos por três segundos, e depois o canto externo. Siga o contorno das sobrancelhas e pressione levemente até o final. Quando chegar ao espaço entre as sobrancelhas, pressione por mais três segundos. Massageie o topo da cabeça e o couro cabeludo com movimentos circulares usando os polegares até a região da nuca. Finalize puxando levemente os fios.
Rir é um santo remédio
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa de Saúde Oak Crest, em Loma Linda, na Califórnia, comprovou os benefícios de uma boa risada. Os níveis de três dos principais hormônios envolvidos no estresse e na queda de energia diminuíram sensivelmente quando os voluntários achavam algo engraçado. Os de cortisol caíram 39%, os de epinefrina 70% e os de dopamina 38%. E o mais curioso é que esse efeito aparece antes mesmo de o fato engraçado ser mostrado aos voluntários. Só de saber que iriam assistir a algo cômico, seu metabolismo já começava a mudar. Portanto, se não gostou da piada aí de cima, encontre uma melhor, mas não deixe de rir.
Fonte: Revista Bons Fluidos - Bem Estar
Assinar:
Postagens (Atom)