Psoríase (do grego psora "coceira" + -sis "ação, condição") é uma doença inflamatória crônica da pele, podendo afetar mucosas, unhas e até articulações. Acomete homens e mulheres de qualquer idade, sendo frequente o seu aparecimento na terceira década de vida. É caracterizada pela presença de lesões avermelhadas, bem delimitadas, descamativas,em qualquer parte do corpo. Apresenta período de melhora e piora ao longo da sua evolução. A psoríase pode levar a uma piora na qualidade de vida dos pacientes, devido ao preconceito das pessoas que os cercam.
Está ligado a um conflito de duplo ressentimento. Por ex: Por um lado querem me agredir, por outro lado, estou separado de.. Corbera nos coloca uma frase: "Para que não me agridam mais, me separo de mim mesma, de quem sou, da minha identidade". Para que se produza a psoríase, é necessário no mínimo um duplo conflito: um ativo e um em fase de resolução, ou seja, psíquico-cérebro-órgão apresentando um conflito de separação em ativação e um em resolução. É ai que aparecem as placas de psoríase!
Volte a ser quem você é independente do que as pessoas pensam e aprenda colocar limites, ser respeitado pela sua verdade!! Tire as máscaras que precisou colocar para que não lhe agredissem e que lhe esconderam sua essência, seu jeito verdadeiro de ser. Aprenda colocar limites, dizer não e se respeite!
Como já disse aqui, as pessoas e situações nos deixam doentes e VIVER EM NOSSA VERDADE, cura!
Dra. Pollyana Junqueira - Fisioterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário