Quem sou eu

Minha foto
Eu sou, Cristina Aparecida Cara (Cris Luz Do Sol) Terapeuta naturopata e Esteticista com formação no Senac, tenho por objetivo o tratamento da mente, corpo e alma e também proporcionar a você momentos de relaxamento, beleza e bem estar. Visualize abaixo os tipos de tratamentos, escolha o que mais lhe agradar e agende seu horário! Entre em contato: WhatsApp (11) 97426-3770 (somente msg de texto e ligação de voz), (11) 93096-5567 (somente ligação e SMS)

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Drenagem reduz medidas, mas não diminui gordura


Drenagem linfática é eficaz, sim, mas para quem tem problemas de circulação. Se o objetivo é estético, porém, é bom ter em mente que essa massagem, sozinha, não faz milagre. Peso se perde com mudanças na alimentação aliadas a atividades físicas; a drenagem é um coadjuvante nesse processo. 

O mito de que drenagem linfática emagrece é baseado no fato de que a massagem, quando bem-feita, diminui a retenção de líquidos em áreas do corpo também propensas ao acúmulo de gordura, como abdômen, nádegas e coxas. "A drenagem reduz medidas, pois ajuda a desinchar o corpo, mas não emagrece. O que se perde é líquido, não gordura", afirma o cirurgião vascular Flávio Duarte, da clínica de cirurgia vascular Myaki (SP). 

Como o próprio nome já diz, essa massagem age no sistema linfático, responsável por "limpar" o organismo. Mãos treinadas ou equipamentos específicos estimulam os vasos linfáticos a transportar um líquido transparente --a linfa-- para os rins, eliminando toxinas. Como a drenagem linfática agiliza a filtragem renal, é comum que as pessoas urinem bastante após cada sessão. Pelo mesmo motivo, a massagem ajuda a combater a celulite, que é causada pelo acúmulo de líquido entre as células, formando depressões e saliências. 

"Contudo, se a pessoa encerra as sessões de massagem, o líquido volta a se acumular. Daí a importância de o método ser encarado como tratamento complementar aos exercícios e à dieta", afirma a fisioterapeuta Rachel Melle, da clínica Kyron (SP). 

Quando malfeita, a massagem pode lesar os vasos e provocar inchaço. "Por não ser exigida capacitação técnica para aplicar a massagem, qualquer pessoa que acha que aprendeu o método com o vizinho pode montar sua clínica", afirma Henrique Jorge Guedes Neto, diretor de linfologia da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. No final deste mês, o especialista fará uma palestra sobre o uso indiscriminado da drenagem linfática com fins estéticos no Congresso Internacional de Estética de Miami (EUA). 

Médico no local 

Para minimizar os riscos, o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética - Regional São Paulo, orienta: "Saiba se o estabelecimento possui fisioterapeutas e um médico responsável, que é obrigatório por lei, e obtenha referências, conversando com quem já fez a massagem naquele local". 

Com uma agenda com aproximadamente cem massagens linfáticas por semana, a fisioterapeuta Mônica Yuri Gondo, responsável pela área de estética da clínica Mizuki (SP), diz que a maioria das drenagens é feita com as mãos, não com os aparelhos, que fazem movimentos contínuos e constantes. "A aplicação manual da drenagem é mais procurada, pois possibilita uma maior sensibilidade na aplicação. As clientes gostam do toque da massagem", afirma ela. 

Em média, uma hora de aplicação da técnica manual --de R$ 60 a R$ 100-- é cerca de 30% mais cara do que uma sessão com a mesma duração, mas feita com aparelhos. 

Existem dois equipamentos utilizados para promover a drenagem linfática. O cliente fica parecendo um astronauta na versão mecânica, conhecida como "pressor" ou "bota", e usa uma espécie de calça com cós alto que infla e desinfla --é o ar que pressiona o corpo. Como o cliente permanece vestido, esse é o método mais procurado por pessoas mais tímidas e por quem acabou de passar por uma cirurgia. 

Já no aparelho "endermology", a pessoa veste um macacão de tecido fino, e o profissional faz a massagem usando um equipamento de sucção. "A roupa impede que as bombas de sucção fiquem em contato direto com a pele", diz a esteticista Cristiane Marina dos Santos. 

Circulação 

Como complemento de tratamentos de saúde, a massagem linfática é indicada para todos os problemas circulatórios, entre eles o linfedema, mas sempre após avaliação médica. Em alguns casos, a drenagem pode ser contra-indicada.

A trombose é um deles. "Existe o risco de o coágulo se deslocar da veia e se instalar no pulmão, por exemplo. Porém, se a trombose estiver em uma fase crônica e o coágulo estiver estabilizado, não há problema", afirma Duarte.

Portadores do vírus HIV e pacientes com câncer também devem pedir autorização aos seus médicos. A massagem pode até ajudar na recuperação.

"Após a cirurgia, mulheres com câncer de mama devem fazer sessões de drenagem, pois, com a retirada da mama, a função dos gânglios linfáticos na axila é interrompida. A estimulação da massagem nesse local é recomendada, porém sempre após a permissão médica", alerta Guedes Neto.


Fonte: ANA PAULA DE OLIVEIRA 
da Folha de S.Paulo
02/10/2003 - 07h50


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Inhame contra as gordurinhas e a celulite

Na TPM, ele ameniza a cólica e deixa você menos irritada. E pode ajudá-la a reduzir a medida da cintura e a ganhar um bumbum lisinho. Coma e ame!



Os benefícios do inhame

No Norte e no Nordeste do nosso país, o inhame faz parte do cardápio diário. Por lá, esse tubérculo está presente até no café da manhã. Mas deveria ser item obrigatório na dieta de todo brasileiro, especialmente das mulheres, e em qualquer idade. Só para listar alguns benefícios: ameniza cólicas menstruais e outros sintomas da TPM – a famigerada tensão pré-menstrual –, reforça as defesas do organismo e (uau!) estimula a libido. Sua preocupação é com a balança? O inhame tem ação anti-inflamatória, deixando o organismo menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas. Isso significa tirar da frente dois grandes inimigos do corpo em forma: gordurinha extra e celulite!

Mais fertilidade

Não só isso. “Acredita-se que o consumo regular de inhame estimule a produção de mais de um óvulo por ciclo reprodutivo”, afirmam Pedro Accioly de Sá e José Lopes Filho, professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e autores do livro Inhame – O Nordeste Fértil(Ed. Ufal). Civilizações antigas, como os maias e os astecas, pareciam já saber disso. Eles estimulavam as mulheres a incluir o tubérculo na alimentação para que se tornassem mais férteis. O mesmo era feito em várias regiões da África. Hoje, os estudos científicos comprovam: “O poder do inhame em aumentar a fertilidade vem do fito-hormônio diosgenina, que, no organismo, é transformado em outra substância de nome complicado, a desidroepiandrosterona (DHEA)”, explica Magali Leonel, pesquisadora do Centro de Raízes e Amidos Tropicais da Unesp-Botucatu.

Bumbum sem celulite

O DHEA existe naturalmente no organismo, especialmente até os 20 anos, e é responsável pela formação de (pasme!) 50 hormônios. Entre eles está o GH, o hormônio do crescimento. “No adulto, o GH estimula a queima de gordura abdominal e o ganho de músculo”, afirma a nutricionista Marcella Amar, do Rio de Janeiro. Mas o que mais chama atenção dos especialistas é a capacidade do tubérculo equilibrar os níveis do hormônio feminino progesterona. E, com isso, amenizar os sintomas da TPM (cólica, irritação, ansiedade) e da menopausa (ondas de calor, secura vaginal), além de reduzir o risco de perda óssea. O poder anti-inflamatório do inhame também vem daí: a progesterona impede que hormônios favoráveis ao acúmulo de toxinas – e, consequentemente, à infl amação das células e do organismo em geral – entrem em ação. Ou seja, o inhame é um senhor aliado da cintura fina e de um bumbum sem furinhos.

A dose certa

Os benefícios do inhame, claro, só aparecem com o consumo frequente. “Uma porção, no mínimo três vezes por semana”, recomenda Lucyanna Kalluf, nutricionista do Instituto Alpha de Saúde Integral, em São Paulo. Mas, por ser fonte de carboidrato, deve substituir o pão no café da manhã ou o arroz no almoço ou jantar. Você também pode experimentar as nossas sugestões de receita (veja a seguir). E fique tranquila: diferentemente da batata, o inhame tem índice glicêmico médio. Ou seja, demora mais para ser transformado em açúcar no sangue, evitando picos de insulina no organismo e, com isso, menor risco de engordar. Para quem tem cólica menstrual muito forte, a nutróloga Regina Mestre, do Rio de Janeiro, recomenda associar o consumo do inhame a cápsulas manipuladas com o extrato seco do tubérculo. “A cápsula concentra uma quantidade maior de princípios ativos e, portanto, é mais efi caz no tratamento dos sintomas da TPM ou da menopausa”, diz Regina. O gastroenterologista José Figueiredo Penteado, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acrescenta: “Rico em betacaroteno, vitaminas C e do complexo B, cálcio, ferro e magnésio, o inhame combate os radicais livres”. Por isso, é um alimento que aumenta as defesas do organismo e adia as rugas.

Fonte: Revista Boa Forma / Por Eliane Contreras

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Os benefícios da massagem

Depois de um exaustivo dia de trabalho, tudo o que mais queremos é relaxar... No entanto, a dificuldade em relaxar é grande sem uma "mãozinha". São dores nas costas, cansaço físico, esgotamento mental, mais uma série de queixas. Nesses casos, a massagem torna-se uma ferramenta para proporcionar relaxamento, calma, bem-estar, trazendo disposição para mais uma "batalha" no dia seguinte. Além das tensões do dia-a-dia, nosso corpo pode desenvolver dores que são explicadas através da somatização de emoções e bloqueios psíquicos que criamos, mesmo que não saibamos que essas emoções ou bloqueios estão ali. Por isso, a massagem funciona, não só como uma ferramenta para relaxamento, mas como complemento aos tratamentos de problemas circulatórios, dores na coluna, escolioses, lordoses, fibromialgias, cefaléias, etc. Seja num caso, ou em outro, a massagem (seja qual for o tipo escolhido) só traz benefícios. Mas atenção: é preciso manter a regularidade das sessões para que todos os benefícios do tratamento massoterápico sejam assegurados. Realizar apenas uma sessão de qualquer técnica de massagem pode trazer alívio momentâneo para dores e até mesmo relaxar, mas o resultado só vem em médio ou longo prazo.

Cuidados com a pele, dicas importantes:

O banho ajuda retirar as impurezas e eliminar as células mortas do corpo. Evite a água quente, que provoca o ressecamento e utilize sabonetes neutros com ingredientes hidratantes (aloe vera, vitamina C, lanolina, óleo de amêndoas doce, entre outros). Para prevenir e ajudar a firmar os tecidos (pele) do corpo,utilize ducha fria. Para ativar a circulação do corpo, dê um choque térmico, alterne entre água fria e água quente.

Antes de entrar no chuveiro, passe uma boa camada de creme nutritivo no rosto e no pescoço. O vapor facilita a penetração do creme na pele e intensifica seus efeitos, tanto no rosto quanto no corpo.
Uma vez por semana, utilize um esfoliante para fazer uma limpeza profunda.
Após estar com a pele limpa, use e abuse dos hidratantes. A hidratação ajuda a devolver à pele seus protetores naturais e a protegê-la contra fatores externos.
Realizar hidratação profunda facial corporal a cada 15 dias promete uma pele invejável.

A pele, bem tratada, fica menos suscetível a ressecamento, alergias, coceiras, feridas, estrias e outras irritações.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O que é melhor: protetor solar com cor ou base com FPS?

A escolha vai depender do seu objetivo e da ocasião: precisa esconder uma mancha? Sai do carro e entra direto no escritório? Ou fica boa parte do dia ao ar livre? Veja vantagens e desvantagens de cada produto. 

Filtro solar com cor 
• o FPS costuma ser alto, acima de 30 e até 60, boa opção para quem tem manchas ou precisa de uma proteção maior. 

• Às vezes, tem apenas duas ou três opções de tonalidades. 

• Não tem alta cobertura como algumas bases. 

• A combinação de filtros solares da composição barra de forma mais eficiente os raios UVA e UVB. 

Base com FPS 
• Disfarça melhor olheiras, manchas e marcas de acne. 

• A gama de cores é variada - dá para achar o seu tom. 

• Geralmente, o FPS é mais baixo (entre 15 e 20), uma desvantagem para quem é branquinha, tem melasma ou trabalha sob o sol. 

• É preciso passar uma camada homogênea da base para ficar protegida do sol, o que pode deixar o visual pesado se você não tiver muitas imperfeições.


Fonte: Revista Boa Forma /  Por Catharina Oliveira | Fotos Thinkstock

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O que a acne diz sobre seu organismo



1 e 2 – Sistema Digestivo
A origem pode estar em problemas digestivos causados por má alimentação, excesso de gordura e açúcares ou stress.

3 – Fígado
Pode ser causado por excesso de álcool ou tabaco, e também por alergias alimentares. Se você não fuma ou bebe, pode ter alguma alergia alimentar ainda não identificada.

4 e 5 – Rins
Espinhas e cravos nessas áreas são um indicativo de desidratação. Também pode indicar excessos na ingestão de comida processada / junk food.

6 – Sistema Circulatório / Digestivo
Acne nessa área pode indicar problemas de circulação / pressão, retenção hídrica ou prisão de ventre.

7 e 8 – Rins
Mais uma vez, indicando problemas de desidratação.

9 e 10 – Sistema Respiratório
Acne nessa área pode indicar alergias e problemas respiratórios em geral. Porém, é importante lembrar que celulares (cheios de bactérias, todo mundo sabe né?) e fronhas / capa de travesseiro sujos são as duas maiores causas de acne e essa área é diretamente afetada por esses itens.

11 e 12 – Hormônios
Acne nessa área é um indicativo claro de mudanças hormonais (não necessariamente problemas) e stress. Um fato interessante é que o aparecimento de espinhas nessas áreas pode indicar que você está ovulando, e até qual é o ovário em atividade.

13 – Estômago
Indica problemas digestivos.

14 – Doenças
Acne nessa região pode indicar que o seu organismo está ”em guerra” contra vírus / bactérias que causam doenças. Beba bastante água e descanse!

Os benefícios do mel para a beleza

Conheça os benefícios proporcionados pelo mel à beleza, confira algumas sugestões de produtos e aprenda ainda a fazer algumas receitas caseiras
O uso do mel a favor da beleza já é antigo. Diz a lenda que a exuberante rainha Cleópatra, do Egito, usava uma mistura de lápis lazúli, malaquita, ocre e mel para pintar as pálpebras. Os mesmos egípcios ferviam o néctar numa mistura de incenso, mirra e casca de canela para perfumar as roupas e deixar o hálito fresco. Do Egito e Roma antiga até os dias atuais, o ingrediente se mantém entre os preferidos da indústria cosmética.
Não é para menos. Rico em vitaminas A, D, E e C, o mel é considerado um dos nutrientes mais ricos da natureza. "Como são antioxidantes, essas vitaminas previnem o envelhecimento precoce da pele, assim como manchas, rugas e flacidez", explica a esteticista Roseli Siqueira, de São Paulo. Isso sem falar em suas propriedades hidratantes que estão relacionadas à função higroscópica da frutose. Um de seus açúcares predominantes, ele capta a água e se mantém ligado a ela, evitando a desidratação da pele.
Todas essas qualidades, somadas à importante capacidade de auxiliar na regeneração dos tecidos, acabam fazendo com que a iguaria seja ingrediente usual em várias fórmulas de produtos cosméticos. De cremes contra o envelhecimento a xampus antiqueda, passando por máscaras de cabelo fortalecedoras e hidratantes para peles ressecadas, existem várias alternativas no mercado com o mel no papel principal. Isso sem falar que o alimento também pode ser usado em fórmulas caseiras, naqueles momentos em que buscamos relaxamento e uma volta ao tempo de nossas avós.
Conheça as receitas indicadas pela esteticista Roseli Siqueira, fã incondicional do fruto do trabalho das abelhas.
Doce pausa
Receitas caseiras sempre são gostosas de fazer e nos remetem a uma pausa para cuidarmos de nós mesmos no meio da correria diária.
Para olhos cansados
Misture 1 colher de água com 1/2 colher de mel puro. Passe nas pálpebras inferiores e nas superiores, de dentro para fora. Logo depois dê batidinhas com as pontas dos dedos onde tiver as marcas de expressão, para ativar a circulação.
Hidratação dos lábios
Use a mesma mistura, acrescida de óleo de gergelim frio, nos lábios e ao redor da boca. Friccione um lábio no outro para ajudar a absorção.
Máscara descongestionante para o rosto
Junte 2 colheres (sopa) de aveia, 1 colher média de mel e 1 xícara de chá-verde bem concentrado. Mexa bem e deixe descansar por 5 minutos. Aplique em todo o rosto, inclusive ao redor dos olhos, e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, retire com uma espátula, raspando suavemente a pele. Lave o rosto em água corrente e enxugue a pele. Finalize aplicando em todo o rosto um algodão embebido no chá-verde morno - ele é desintoxicante.
Sugestão de produtos
 1. Creme: Crème de Corps, Soy Milk & Honey, Kiehl's, R$ 139*
2. Condicionador: Manujka Honey Conditioner, L'Anza, R$ 90*
3. Loção: Nutri Intensivo, Mel de Abelha, Garnier, R$ 8,36*
4. Máscara capilar: Liso Absoluto, Mel e Queratina, ecologie, R$ 29,90*
*Preços pesquisados em setembro/2011
Fonte: Revista Bons Fluídos /  Reportagem: Patricia Broggi - Edição: MdeMulher / Publicado em 01 de Outubro de 2011 / Categorias: Comportamento