Agende sua avaliação! WhatsApp (11) 97426-3770 - Tel.: 11 3449-2985
Porque a celulite acomete predominantemente as mulheres?
Devido a estrutura anatômica do tecido conjuntivo e o fator hormonal. Nas mulheres, os septos (fibras que separam as células de gordura) são mais finos e estão dispostos perpendicularmente à pele, já nos homens as fibras são mais grossas e resistentes e estão dispostas de forma oblíqua. Essas características fazem com que, quando ocorra aumento do tecido gorduroso na mulher essa projeção é para fora em direção à pele, criando irregularidades na superfície cutânea.
Mitos e verdades sobre a celulite:
Ela atinge 90% das mulheres. E todos acham que conhecem a receita para evitar que a situação se agrave. Mas o que é real e o que é papo furado?
É na adolescência que ela costuma dar as caras. Daí para a frente, a celulite se torna a grande sabotadora das pernas femininas lisinhas. A procura por uma fórmula para combater o aspecto de casca de laranja leva a um troca-troca de informações, dando vazão a várias dicas. Mas como separar o que é fato do que é balela nesse assunto? A resposta está na ciência, interpretada por especialistas. A má notícia é que não há um jeito 100% eficaz de dar um fim à chateação. Mas existem maneiras de amenizá-la, principalmente se o tratamento começar logo depois dos primeiros sinais - e envolver mudança de hábitos.
A tecnologia em favor da pele lisa
É comum associar diferentes métodos para melhorar a eficácia do tratamento.
A pílula anticoncepcional pode agravar as saliências
Ela costuma aumentar a retenção de líquidos, o que só piora a celulite. Além disso, todos os fatores que produzem alterações hormonais, como alguns métodos contraceptivos e a gravidez, têm influência.
Usar roupas apertadas e salto alto é roubada
Qualquer hábito que atrapalhe a livre movimentação do sangue e, portanto, impeça a boa oxigenação das células tem a celulite como efeito a longo prazo. Por isso, quem passa muito tempo sentada ou horas em pé, parada, corre ainda mais esse risco. O cigarro é outro agente que prejudica a circulação. Daí, tem sua parcela de culpa.
Beber pouca água deixa os furinhos mais evidentes
A baixa ingestão de líquidos faz com que a pele fique mais flácida, acentuando o problema. Encher a cara com água favorece ainda a eliminação das toxinas. O potássio, presente na banana e na batata, entre outros, também ajuda a desinchar.
Refrigerante piora o quadro
A bebida em si não causa o mal, mas o açúcar que ela contém contribui para seu surgimento e agravamento. E isso vale para tudo o que engorda. Estudos mostram que uma dieta rica em gorduras e carboidratos aumenta a resistência dos vasos de pequeno porte, piorando a microcirculação. Já as fibras são bem-vindas, porque aumentam a saciedade e diminuem a absorção das gorduras no intestino. Já o sal aumenta a retenção hídrica.
Os cremes costumam ser eficazes
Depende da gravidade em que a celulite se encontra. Quando já está mais severa, os cosméticos ajudarão pouco, mas, nos casos mais leves, a aparência da pele sai ganhando pela hidratação, pelo efeito mecânico dos movimentos durante a aplicação e pela ação dos seus ativos. Por isso, o ideal é fazer uma massagem na hora de besuntar a pele, realizando movimentos circulares de baixo para cima. Os produtos mais indicados são os que contam com ingredientes que promovem a quebra da gordura e aumentam a circulação local, auxiliando na drenagem dos líquidos, como o silício orgânico, o ginkgo biloba, o DMAE e a L-carnitina. As metilxantinas, a cafeína, a teobromina e a teofilina são comprovadamente eficazes contra o problema.
A drenagem linfática é bem-vinda
De fato ela é boa parceira. A técnica auxilia na circulação, no escoamento dos líquidos que se acumulam no corpo, especialmente nos membros inferiores, e na retirada das toxinas do organismo. Agendar duas sessões semanais e fazer pelo menos dez já é um bom começo. É importante a avaliação para prescrever frequência e a quantidade ideal para cada caso. A massagem modeladora associada à drenagem é outra ótima opção para livrar a pele dos indesejados nós. Ela mobiliza a gordura, ativando a circulação e amenizando a fibrose provocada pela celulite.
Praticar exercícios é imprescindível no combate ao problema
Isso é inegável. Colocar o corpo para se movimentar é um dos passos mais importantes para quem quer amenizar o aspecto de queijo suíço. E, como a superfície irregular fica mais evidente com o aumento do tecido gorduroso, qualquer tipo de atividade física é benéfica, já que atua para baixar o ponteiro da balança, melhora a circulação e ainda deixa o metabolismo mais acelerado. O correto é associar os aeróbicos, como a caminhada e a natação, e a musculação ou a ginástica localizada. Os primeiros são os mais eficientes para emagrecer e fazem com que o oxigênio chegue com mais eficácia a todas as células do corpo. Já os exercícios de força melhoram o contorno corporal e deixam os músculos mais firmes, garantindo melhor sustentação à pele.
Entenda por que surgem as famigeradas depressões na pele
O estrogênio, hormônio sexual feminino, provoca a retenção de líquido entre as células de gordura, os chamados adipócitos.
Sem a devida oxigenação e sem conseguir eliminar suas toxinas, eles têm o metabolismo alterado e ficam mais inchados.
Os adipócitos inchados se agrupam e formam os nódulos. Esses, por sua vez, se prendem às fibras, que se enrijecem e repuxam a pele.
Procedimentos: Peeling para celulite, Massagem modeladora e Drenagem Linfática associado a dermacosmeticos de qualidade e Home Care!
Nenhum comentário:
Postar um comentário