Quem sou eu

Minha foto
Eu sou, Cristina Aparecida Cara (Cris Luz Do Sol) Terapeuta naturopata e Esteticista com formação no Senac, tenho por objetivo o tratamento da mente, corpo e alma e também proporcionar a você momentos de relaxamento, beleza e bem estar. Visualize abaixo os tipos de tratamentos, escolha o que mais lhe agradar e agende seu horário! Entre em contato: WhatsApp (11) 97426-3770 (somente msg de texto e ligação de voz), (11) 93096-5567 (somente ligação e SMS)

sábado, 5 de outubro de 2013

Saiba tudo sobre a cirurgia plástica facial



As técnicas e materiais cirúrgicos evoluíram tanto que a diferença nos resultados, quando são comparados com os de um passado recente, é impressionante. 

Leia mais sobre a plástica facial na entrevista com o cirurgião plástico Vladmir Eduardo Bermudez Vargas: 


Vladmir Eduardo Bermudez Vargas

CRM-GO 7385

www.vladmirbermudez.com.br

As técnicas e materiais cirúrgicos evoluíram tanto que a diferença nos resultados, quando são comparados com os de um passado recente, é impressionante.
Plástica da Face
1- O que faz a pele da face sofrer a perda da elasticidade e da gordura e, conseqüentemente, a queda das estruturas musculares?
O envelhecimento, um processo natural pelo qual todos nós passamos, é a causa das diversas alterações que sofremos na face ao longo da vida, entre elas a degeneração do colágeno, que é o principal responsável por manter as fibras elásticas firmes, que dão o aspecto do tônus rejuvenescido. Portanto, o envelhecimento da pele é fruto do excesso de pele e da qualidade da pele, que tem, ainda, como fatores agravantes, a influência da herança genética, da força da gravidade, da exposição solar, do tabagismo, do estresse e da alimentação inadequada. Os sinais da queda das estruturas faciais são mais evidentes nas regiões das pálpebras, do pescoço e das bochechas e começam aparecer por volta dos 25 anos. A partir dessa idade, caso a pessoa se preocupe em manter a juventude da face, alguns procedimentos devem ser tomados, como evitar o tabagismo, o álcool, os alimentos industrializados, o estresse, o sedentarismo, o sol e ter uma vida mais saudável, além de ser nessa fase que devem ser iniciados os tratamentos dermatológicos, que estão cada dia mais eficientes. Com esses cuidados, a primeira cirurgia plástica facial pode ser adiada e, quando for realizada, será sempre um procedimento mais suave de reposição das estruturas musculares, retirada de menos excesso de pele e restauração da face naturalmente jovem. Assim, consegue-se conservar a aparência sempre rejuvenescida, seja em que idade for.
2- Fale sobre a cirurgia plástica da face ou ritidoplastia?
O objetivo da cirurgia plástica facial é reverter o aspecto de envelhecimento. A análise de cada face é muito individualizada, sendo preciso estudar a face e traçar os caminhos do rejuvenescimento. O procedimento pode ser parcial ou total, com cicatrizes que ficam escondidas em regiões do couro cabeludo, atrás das orelhas ou em dobras naturais da pele. Aqueles cortes grandes que percorriam de uma orelha a outra, feitos no passado, foram substituídos por incisões que ficam em torno de 2 centímetros, graças à utilização de vídeo-endoscópios. Todas as cicatrizes, na cirurgia plástica de face, são bem posicionadas e disfarçadas no pós-operatório.
Para o resgate da juventude facial, a cirugia plástica pode se associar à lipoescultura para, além de reposicionar as estruturas musculares, remodelar a face, retirando a gordura acumulada em algumas regiões e enxertando-a em outras que estão deprimidas. Geralmente, retira-se a gordura dos contornos mandibulares e pescoço até a região abaixo do queixo ou da parte interna das coxas e dos joelhos, que é reimplantada em algumas áreas da face que necessitam de preenchimento ou que precisam ser realçadas, como as “maçãs” do rosto e o queixo. Como a gordura é reabsorvida pelo organismo em cerca de 50%, pacientes que precisam preencher grandes áreas podem utilizar implantes de silicone ou de porex, que são substâncias que cumprem essa função e não são absorvidas pelo corpo.
3- Essas substâncias de preenchimento que o senhor citou são as mesmas utilizadas na bioplastia?
Não. A substância utilizada na bioplastia é o polimetilmetacrilato (PMMA), biomaterial derivado do petróleo e, por causar alguns efeitos adversos, como migrar para locais vizinhos e provocar o edema linfático, que é uma acumulação de linfa nos tecidos, o que os faz inchar, seu uso não é aconselhável para esse fim. Apesar de o porex ser um derivado do polimetilmetacrilato, tanto ele quanto o silicone são sólidos e bastante seguros. Para quem precisa preencher grandes espaços ou modificar volumes, são substâncias que promovem resultados grandiosos.
4- Associada à cirurgia de face, é possível corrigir as imperfeições do nariz e da orelha?
Na cirurgia plástica de face, a harmonia é fundamental. Com o envelhecimento da pele, o nariz e a orelha também sofrem a queda e o crescimento de suas estruturas. Não são procedimentos agressivos. O nariz é encurtado e a ponta é levantada. Na orelha, o lóbulo é encurtado e enxerta-se um pouquinho de gordura, para que ela adquira mais tônus. Portanto, a face é corrigida em todas as suas imperfeições, sem que isso modifique a identidade visual do paciente.
5- Qual a opção de anestesia que é utilizada?
As cirurgias de rejuvenescimento são mais longas, principalmente quando estão associadas a outros procedimentos localizados e duram em torno de 4 ou 5 horas. A anestesia geral dá mais segurança, mesmo porque os cuidados pré-operatórios são rigorosos, com uma rotina que se inicia cerca de 15 dias antes da cirurgia, com exames de análise laboratorial e de cardiologia e uma consulta com o anestesista para que o paciente seja bem preparado e orientado, inclusive quanto à necessidade de parar de fumar nos dias que antecedem a cirurgia. As substâncias inaladas pelo fumante diminuem o calibre dos vasos sangüíneos e, conseqüentemente, diminui a quantidade de sangue que passa por eles. As cirurgias de descolamento da pele dependem da integridade desses vasos, para que ocorra uma irrigação ideal na recuperação dos tecidos. Em um fumante, há riscos dessa irrigação não ser suficiente e necrosar a região, formando feridas de difícil cicatrização.
6- Como é o pós-operatório e quais as possíveis complicações?
O pós-operatório é bem tranqüilo, com evolução satisfatória e indolor. O tempo de internação é de 24 horas, em 2 dias dispensa-se os curativos e, com 3 dias, inicia-se a drenagem linfática. São necessários de 15 a 20 dias para o inchaço ceder e a pessoa voltar à vida social. Nas técnicas atuais, usa-se, no lugar dos pontos externos, uma cola especial que não agride a pele e melhora o aspecto das cicatrizes. O uso do protetor solar deve ser constante e, mesmo assim, será preciso evitar o sol por 40 dias. Nos locais de descolamento da pele, perde-se temporariamente a sensibilidade, que volta, junto com os resultados definitivos, que aparecem em torno de 2 meses depois da cirurgia.
Quando todos os cuidados pré-operatórios e pós-operatórios são tomados, raramente ocorrem complicações, mesmo em pacientes diabéticos ou hipertensos. A face é uma região muito vascularizada, normalmente não infecciona, mas há possibilidade de que um vaso sangüíneo não tenha sido totalmente coagulado e volte a sangrar. Caso isso aconteça, geralmente é necessário drenar esse sangue coletado no centro cirúrgico. Alterações cicatriciais podem ocorrer, assim como o comprometimento temporário dos nervos faciais, mas são casos raros.
7- O homem moderno dá mais importância à própria aparência. Como é o comportamento dele com relação à cirurgia plástica facial?
A chegada ao mercado das drogas contra a impotência sexual foi um marco na vida do homem atual. Com o resgate da ereção, eles também sentiram a necessidade de melhorar a aparência e, hoje, freqüentam quase tanto quanto as mulheres, os consultórios de cirurgia plástica. Nos homens, o procedimento é um pouco diferente do que nas mulheres, pois, quando se faz o reposicionamento da bochecha com enxertos de gordura, pode-se deixar a aparência deles meio estranha. O resultado é muito eficiente, quando a retirada do excesso de pele é associada à cirurgia de pálpebra e de pescoço. Por serem menos exigentes do que as mulheres, o grau de satisfação é muito alto nos homens.
8- Há alguns anos, uma pessoa que fizesse uma cirurgia plástica facial ficava com a aparência esticada demais. Hoje, o resultado é muito natural e realmente rejuvenescedor. Fale sobre a evolução da cirurgia plástica facial nos últimos anos.
As técnicas e materiais cirúrgicos evoluíram tanto que, a diferença nos resultados, quando são comparados com os de um passado recente, é impressionante. A principal diferença é que, antigamente, os cortes eram muito grandes e o cirurgião tinha que tracionar demais a pele para esticá-la. Na região dos “pés de galinha”, o cirurgião cortava a região temporal e puxava tudo para trás, aumentando a distância entre o canto externo do olho e a base do cabelo. Só o excesso de pele era tratado e por isso, os resultados eram muito artificiais. Atualmente, para tratar essa região, as incisões são bem menores e ficam praticamente imperceptíveis na região da costeleta, podendo-se retirar o excesso de pele e manter as distâncias naturais da face. A grande evolução se deu quando a cirurgia plástica entendeu que o rejuvenescimento facial só é pleno quando também há reposicionamento das estruturas musculares e adjacentes e, com isso, não há mais necessidade de esticar demais a pele, porque se retira menos excessos. Quanto menor for a tração feita na pele, mais natural é o resultado da plástica facial. Além disso, mantendo sempre o ponto de equilíbrio, os cirurgiões se beneficiam com as técnicas e materiais de preenchimento de áreas com depressões, que finalizam o trabalho de resgate da aparência mais jovial, com plena harmonia.
O ser humano, por estar conquistando a cada dia a chance de poder viver por mais tempo, está lidando melhor com o envelhecimento e, por isso, tem reivindicado para si mais saúde e juventude. O importante é manter o bom senso, cercar-se dos cuidados com a face, evitando os fatores de envelhecimento, como já dissemos no início e, quando for o momento certo, recorrer à cirurgia plástica com todas as vantagens que ela pode oferecer.

Vladmir Eduardo Bermudez Vargas

CRM-GO 7385

www.vladmirbermudez.com.br

  • Membro Titular da Sociedade
  • Brasileira de Cirurgia Plástica
  • Membro da Internacional Society 
  • of Aesthetic Plastic Surgery, ISAPS
  • Residência em Cirurgia Plástica na 
  • Universidade de Campinas, Unicamp
  • Fellow na Universidade do Alabama, 
  • UAB, em Birminghan, EUA
  • Faz parte do corpo clínico da Vivre - 
  • Cirurgia Plástica e Dermatologia

Fonte: Revista Boa Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário